A meu ver, um logotipo poluído é um dos piores tipos de logo que uma empresa pode escolher na hora da criação de sua identidade visual.

Ao abrir as portas, a empresa precisa ter um nome fantasia e após a escolha do nome é necessário dar vida a ele, e é ai que entra o logotipo, mas é aqui também que muitas empresas começam a errar.

O objetivo do logotipo é representar visualmente de forma extraordinária o nome da organização, mas na ânsia de lançar seu nome no mercado, muitas empresas pecam, contratando supostos designers que entregam trabalhos baixíssima qualidade, criando um efeito reverso.

Vou te explicar melhor sobre este efeito contrário.

Quando a empresa tem uma identidade visual muito ruim e ou um logo amador, mesmo oferecendo bom atendimento e qualidade de produtos ou serviços, as pessoas não chegam até a empresa pois ela é vista com “maus olhos”, mesmo sendo a melhor do mundo!

Tenho certeza de que você já viu uma identidade visual fraca e pensou: “Ah, não tem cara de ser bom, não vou comprar aqui”, “vamos para a próxima loja, este lugar aqui parece ser estranho”, e por vai.

Um logotipo ruim, ao invés de valorizar a empresa, queima sua imagem.

O que é logotipo poluído?

Um logotipo cheio de detalhes, enfeites, degrades e coisas inúteis.

Sim, um logo cheio de coisas inúteis é um logotipo sujo.

Confira aqui algumas empresas que tinham logotipos poluídos e acertaram em cheio na atualização do logo da marca.

Imagens retiradas do Google.com/imagens

Se você tem um logotipo do tipo que é difícil de ler e entender do que se trata, aconselho você fazer o redesign dele o quanto antes, pois ele está desvalorizando sua empresa e passando sua mensagem de forma errada.

Elementos que devem ser evitados em um logotipo profissional

Ícones pequenos

Eles são muito difíceis de entender e de serem visualizados quando a aplicação do logotipo é feito em algum lugar muito pequeno, deixando de fazer sentido e afetando o reconhecimento da marca.

Formas distorcidas

Assim como ícones pequenos, as formas distorcidas em um logo não são fáceis de entender logo no primeiro contato com eles.

Quando é preciso parar para pensar do que se trata a marca, as pessoas mudam o foco para algo mais familiar e deixam sua empresa de lado, indo para o concorrente.

Fontes ilegíveis

O próprio nome já diz tudo!

Seu logo precisa ser legível e se você optar por algo que dificulta a leitura, você irá criar uma barreira entre sua empresa e sua persona/público ideal.

Degradês

Este recurso, no primeiro momento pode parecer muito bonito, mas dificulta muito a usabilidade do logo, pois fica complicado misturar ele com outros elementos e formas, principalmente quando a aplicação é em fotos com muitos detalhes.

Um logo limpo e minimalista é a melhor solução para todos os seus problemas de comunicação visual.

Unido com uma identidade visual completa, é um recurso extremamente poderoso para tornar sua empresa referência. Clique aqui e confira quais os elementos que compõem uma identidade visual.

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