Identidade visual e Merchandising estão altamente conectados e o novo cenário atual mostra que as lojas físicas estão competindo fortemente com as lojas digitais e é aí que o “merchan” faz toda diferença na hora de conquistar e fidelizar os clientes.
Mas afinal de contas, o que é merchandising?
Esta técnica de marketing visa a experiência do consumidor dentro das lojas e outros ambientes, e essa prática vem tentar despertar 5 sentidos do público para fazer com que as pessoas apreciem e queiram estar na sua empresa.
Falando de design e identidade visual, o Visual Merchandinsing foca em gerar uma vivencia, onde o cliente se sente acolhido e se identifica com a sua marca logo no primeiro contato, despertando os sentidos e sensações de bem estar.
Mesmo que de modo irracional, as pessoas percebem que há harmonia no local onde estão.
Este ambiente tem um alto poder de persuasão para influenciar positivamente o cliente a realizar uma compra.
Hoje é possível encontrar produtos de qualidade em todos os lugares e o que vai fazer a diferença na hora da decisão de comprar ou não, é a experiência que a empresa oferece.
Além da identidade visual, a apresentação e exposição dos produtos, cheiros da loja e mimos podem fazer seus clientes se tornarem seus fãs e com isso suas vendas podem aumentar muito.
Este conjunto de ações fortalecem a sua marca, fazendo com que ela seja reconhecida facilmente, demonstra profissionalismo gera autoridade e referência no seu segmento.

Para isso o ideal é que você invista em uma identidade visual profissional, uma personalização do ambiente de forma visual, auditiva e tátil – eu sei que isso nem sempre é possível, mas todas as mudanças, mesmo que pequenas, vão conquistar seu consumidor.
Segundo a uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, 40% dos pequenos negócios investiram em suas empresas e foram elas que passaram de forma vitoriosa pelos momentos de crise durante a pandemia.
Ter um ambiente agradável, aberto e bem iluminado, produtos bem expostos e com todas as informações à amostra e tudo combinando com as características da sua marca, vai fazer da sua loja um lugar especial e bom de visitar.
As cores certas no ambiente vão despertar o desejo e a curiosidade do seu público alvo, por isso, na hora de criar sua identidade visual, escolha alguém que entenda bem do assunto.
O ideal é ter sua paleta de cores definidas no momento em que seu logotipo e identidade visual forem desenvolvidos.
Confira aqui algumas dicas para não errar na hora de fazer seu Merchandising:
1 – Escolha uma boa localização para sua loja, procurando estar sempre “no caminho” de seus clientes;
2 – Cuide bem da fachada da sua loja, mantendo ela limpa e tendo uma placa ou letreiro de identificação com um logotipo fácil de ser memorizado e reconhecido por seu publico – estes é um dos motivos que me faz ser fã e trabalhar muito com logotipos e identidades visuais minimalistas;
3 – Tenha uma vitrine organizada e bem iluminada, usando cores contrastantes e produtos bem posicionados;
4 – Se possível, tenha um ambiente climatizado;
5 – Invista na comunicação visual e sensorial com músicas e cheiros característicos para o seu ambiente, utilizando as cores, formas e elementos gráficos que são da composição da sua identidade visual que os tornam únicos.
Lembre-se que para que sua empresa seja reconhecida seja online ou off-line, ela precisa ter a mesma identidade visual, isso é, usar os mesmos padrões de cores, imagens, simbologias, textos e texturas estejam ela onde estiver.
Quer saber mais detalhes sobre a composição de uma identidade visual? Clique aqui agora mesmo.
Você trabalha esta ferramente do marketing na sua loja unindo a identidade visual e o merchandising?
Conta para mim aqui comentários e vamos conversar!
