Paula Toledo Identidade Visual

Não importa se sua empresa está nascendo agora ou se tem muitos anos. A evolução veloz do mercado faz com que analisemos constantemente nosso setor e para sabermos o que precisamos melhorar e quais são seus pontos fortes a serem destacados: sua identidade visual uma vantagem comercial gigante na sua Analise FOFA.

Esta é internacionalmente conhecida como análise SWOT, mas no Brasil, ficou conhecida carinhosamente como Análise FOFA.

Esta ferramenta do marketing, apesar de tradicional é super atual e indispensável para quem quer crescer.

O que é a Análise FOFA afinal?

Na sua primeira parte temos as coisas boas: forças e oportunidades.

Forças: são aquelas coisa que nós sabemos fazer com excelência e que nos fazem especiais, nosso diferencial, a qualidade do que oferecemos, algo que está em alta no mercado, tipo de entrega, valores, etc.

Nossas forças são tudo aquilo que torna nosso potencial de crescimento único.

Oportunidades: aqui se encontram as coisas que temos a chance de mudar e apresentar dentro da nossa área que é novo. Novas portas que podem se abrir se você se estruturar para isso.

Você pode ter a oportunidade de lançar um novo produto, abrir outra loja, etc.

Vale a pena deixar a mente fluir aqui e listar todas as possibilidades sem se preocupar neste momento com o que é viável.

A Análise FOFA e a identidade visual estão altamente conectas as estratégias de crescimento da empresa, às suas forças e oportunidades, pois o visual é o que deixa a empresa palpável ao consumidor.

Depois fazer uma filtragem para aí sim, com os pés no chão, traçar planos e criar estratégias.

Nem tudo é flores na Analise FOFA!

A segunda parte já é um pouco mais “dolorida de fazer”, pois se trata de falar de coisas que muitas vezes não queremos ver: nossas fraquezas e o que ameaça nosso negócio.

Fraquezas: é o que é falho em nosso empreendimento, sendo literalmente o que precisamos mudar para as coisas andarem.

Precisamos admitir aqui que erramos e reconhecer o que fazemos que poderia melhor – e geralmente com urgência.

Isso pode estar relacionado com qualquer setor da empresa: atendimento ao cliente, logística, valores, identidade visual, etc.

Pense aqui no que você precisa investir para que sua empresa cresça.

Ameaças: o que pode fazer sua empresa fechar e que não depende somente de você.

Quando você trabalha suas fraquezas, você melhora seus processos e o sucesso é consequência, mas fatores externos podem atrapalhar o andamento das coisas e você precisa estar preparado.

As ameaças podem ser internas ou externas. Uma mudança de lei governamental, por exemplo, pode afetar seu setor. Por isso é preciso estar preparado para o máximo de situações possíveis.

Quando você conhece sua empresa e seu mercado, é possível se planejar para escolher melhores soluções de crescimento.

Paula Toledo Identidade Visual

A identidade visual se encaixa perfeitamente em força e oportunidade, pois não são todas as empresas que se preocupam em ter uma imagem profissional e por isso não conseguem valorizar o produto ou serviço que oferecem.

Ter uma identidade visual é um diferencial competitivo muito forte, pois passa credibilidade e profissionalismo além de gerar muitos oportunidades de conexão com seu público.

Quando sua persona – seu cliente ideal – entra em contato com você e percebe que você é confiante no que faz e que investe na hora de oferecer uma melhor experiência para ele, você ganha um fã que vai divulgar de graça sua marca.

Quando fizer a sua análise FOFA, verá que a identidade visual é fundamental para as estratégias de crescimento da sua empresa.

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